segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Elegância x Salto alto


Todo mundo que já observou alguns looks por aqui sabe: sou apaixonada por sapatos. Adoro, é a coisa que mais leva meu dinheiro embora, hehehe! Não tenho preconceito com marcas nem estilo: uso do All Star até o maior salto em que eu consiga me equilibrar, passando por rasteirinhas e saltos amigos, sem dramas. Mas me perguntaram numa foto se eu achava se dava pra ser elegante sem salto, e eu acho essa pergunta meio sem sentido, sabe? Tipo, a resposta pisca na minha cabeça: LÓGICO! Mas realmente, vendo revistas cheias de modelos em cima do salto, a delegada da novela toda montada e um monte de looks do dia em blogs com saltos que não sobreviveriam a nenhuma calçada (postei um ontem, heheh!), dá pra entender de onde vem o questionamento.

Então vim repetir aqui o que disse por lá: salto alto não deixa ninguém elegante! Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa, não vamos confundir porque senão ninguém vai conseguir ser elegante no dia a dia né não? Quando me perguntaram eu lembrei na hora de Audrey Hepburn, que é ícone de elegância pra quase todo mundo e era conhecida por usar sapatilhas ou saltinhos mínimos. E olha que era baixinha! (Viajei!) Mas você teria coragem de olhar essa foto e dizer que essa mulher não é elegante?

Impossível! Eu fui procurar o conceito bonitinho no dicionário, mas o da Wikipedia me ajuda a explicar melhor o que estou querendo dizer: Elegância é a “Harmonia caracterizada pela leveza e facilidade na forma e movimento. É o atributo de ser eficaz e simples”. Pra mim, elegância tem muito mais a ver com como você se comporta do que com o tamanho do salto que usa. Penso que uma pessoa elegante é aquela que está segura de si, e aí não importa se está de Havaianas ou Louboutin.

Na verdade, se a pessoa não souber andar de salto a coisa fica até deselegante! Ou vai dizer que é bonito ver uma mulher toda corcunda? Não, né! Ontem no post me perguntaram como eu conseguia andar com um salto tão alto, e eu aproveito pra responder aqui: andando pouco! Hahaha! Jamais usaria uma sandália daquela altura para algum programa que exigisse muita andança, porque eu ia ficar cansada, a postura iria ficar ruim, as costas iam doer (#velhice) e logo eu iria ficar mal humorada. Uso pra ir jantar, pra ir na casa de amigos, enfim, escolho o sapato pensando não só no look, mas no ambiente onde vou estar, aí dá pra usar esses saltos absurdinhos sem perder a elegância.

Eu vejo que muitas vezes quem está do outro lado fica meio perdida a tantos looks com peças que no dia a dia normal têm que ser deixadas de lado… Tipo shortinhos, saias curtas e os tais saltões, mas eu garanto que blogueira nenhuma vai ao supermercado de salto 20 ou a uma reunião em escritório de mini saia. Elegância de verdade é estar adequada ao ambiente, respeitando quem está em volta da gente. E isso muitas vezes quer dizer se cobrir um pouco mais ou maneirar no salto ou maquiagem.

Nenhum comentário: