
>> Ingredientes
:: Massa
3 xícaras de açúcar refinado
3 xícaras de farinha de trigo
4 gemas
4 claras em neve
1 xícara de água
1 colher de sopa de fermento em pó químico (como eu já uso farinha com fermento, eu pulo essa parte)
Como em geral eu faço a massa de chocolate, acrescento tb meia xícara de Nescau – mas o tom do marrom fica ao gosto do freguês ;)
:: Cobertura
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
3 colheres de sopa bem generosas de chocolate em pó amargo (ontem eu usei o do Padre, mas muitas vezes eu uso o da Mavalério, que vende em lojas de artigos para bolo)
1 colher de manteiga (opcional – muitas vezes eu faço sem)
15 Kit Kats (pro bolo da Lia eu usei 10 – tamanho menor, já que era pra só duas pessoas e essa era a menor forma que eu tinha – hihihihi – pro da Bia eu usei 13 – mas é sempre importante ter uns dois extra, porque pode dar alguma zica, quebrar, etc.)
2 pacotes de M&Ms marrom, ou 8 tubinhos de mini M&M’s, ou dois pacotes de Confetti ou qualquer outro tipo de confeito colorido de chocolate. Independe a marca. A dica é que os confeitos menores ficam mais bonitos e são mais fáceis de mastigar nessa equação toda – hehehe
:: Recheio
Como eu disse lá em cima, fica a gosto do freguês, no da Lia eu fiz de doce de leite, então usei apenas uma lata de leite condensado – mas você pode optar pelo doce de leite pronto – mas acho que fica mais doce, e no caso desse bolo, qualquer excesso de açúcar pode ser prejudicial no resultado final
:: Molhinho para umedecer o bolo
1 lata de leite condensado
a mesma medida de água
>> Como Fazer
:: Massa
Na batedeira, bata as gemas com a água até dobrar de volume. Coloque o açúcar peneirado e volte a bater. Coloque aos poucos a farinha de trigo peneirada e o fermento. Com a batedeira desligada acrescente as claras em neve e misture delicadamente.
Coloque a massa em assadeira redonda untada e deixe por cerca de 40 minutos (mas vá conferindo, porque isso varia de forno pra forno) em temperatura de 180º.
:: Recheio
Cozinhe a lata de leite condensado na pressão e deixe ficar 20 minutos (depois que chiar) e desligue. Espere esfriar antes de abrir para não se queimar, ok!
:: Cobertura
Leve ao fogo baixo o leite condensado, o creme de leite e o chocolate (e se quiser, a manteiga) e deixe cozinhar, mexendo sempre, até desprender do fundo da panela. O ponto é um pouco mais molinho que o brigadeiro tradicional, para ser mais fácil de espalhar (por isso que vai creme de leite) e tem que ser chocolate amargo, porque o Kit Kat é beeem doce, e os recheios em geral também são, então, se você não quebrar esse doce todo, fica insuportável de comer.
:: Molhinho para umedecer o bolo
Leve os ingredientes ao fogo e misture bem até tudo ficar bem incorporado, não precisa deixar ferver, apenas começar a fazer aquelas mini-bolhinhas na lateral e já pode desligar.
>> Como Montar
Agora começa a parte divertida da brincadeira, e apesar de metódica e um pouco trabalhosa, é bem fácil…
Precisa deixar dar o bolo dar uma esfriadinha, pra não quebrar e tudo mais. Caso ele fique com uma lombadinha – porque às vezes cresce mais no meio – precisa cortar a lombada, pra ele ficar bem plano dos dois lados. Aí uma das receitas vai ser a base, como o bolo é muito alto, precisa umedecer pra não ficar secão e é aí que você usa o molhinho que ensinei. Fure bastante a receita de baixo, e depois regue com uma concha, pra ficar bem molhadinho. Leve pro freezer enquanto segue no resto do passo a passo.
Com a lata do doce de leite bem fria – se não tiver vá jogando água corrente nela, até você ter certeza de que pode manejar a mesma sem se queimar – abra a dita-cuja e então resgate a metade de baixo do freezer e passe o doce de leite nela toda. É bom que a camada de doce fique bem generosa.
Aí você cobre o doce de leite com a outra receita de bolo e faz os furos e rega com o molhinho de novo. Geralmente é nesse momento que eu preparo a cobertura, e enquanto isso o bolo fica na geladeira. Com o brigadeiro pronto – precisa esperar ele esfriar só um pouquinho, porque se endurecer demais, não dá pra espalhar – você tira o bolo da geladeira e já passa o brigadeiro na parte de cima e nas laterais do bolo. A camada precisa ficar um pouco espessa no topo e quase nada espessa nas laterais. :)
Aí depois de todo besuntado por brigadeiro é a hora do Kit Kat. Quebre o Kit Kat ao meio, deixando separado sempre de 2 em 2 palitos, porque assim fica mais fácil do círculo ficar mais bem feito e também mais fácil na hora de cortar o bolo. Passe uma camadinha bem fininha do resto do brigadeiro na metade de baixo do Kit Kat e vá colando ao redor do bolo, e vá repetindo esse procedimento até o final. Pra essa receita vão 10 Kit Kats, mas eu acho bom sempre ter uns 2 ou 3 de reserva, como eu disse antes, pode quebrar, e também vai que a forma é maior, né!
Depois de tudo prontinho, você escolhe uma fita bem bonita e dá um laço – essa parte é bom contar com uma ajuda, porque fica bem mais fácil fazer em duas pessoas. Na primeira vez que fiz o bolo, antes de dar o laço eu dei dois nós, o que não foi legal, porque pra tirar o laço foi muito complicado. O ideal é dar um nó simples, pedir pra uma pessoa segurar o nó e fazer o laço com um nozinho bem arrematado. Aí na hora de cortar, você desfaz o laço, tipo inauguração de eventos – hehehehe.Depois que o laçarote já tiver feito é hora de jogar o M&M’s na cobertura (lembrando que pode ser Confetti, Disquetti ou o confeito colorido que você preferir, e também pode ser granulado ou qualquer outra coisa pra deixar o acabamento bem bonito!) e levar o bolo pra geladeira. Sugiro ele ficar umas 2 horas na geladeira, pra ele absorver bem os “líquidos” todos e ficar mais molhadinho e gelado.

Nenhum comentário:
Postar um comentário