quinta-feira, 3 de julho de 2014

Solucionando o dilema “com que roupa eu vou?”

 
15. Solucionando o eterno dilema “com que roupa eu vou?”
Se você recebeu um convite e não sabe o que o traje sugerido significa, aqui vai um guia rápido para ajudar você a acertar no visual:
• Traje Esporte:
a idéia é que você se sinta confortável, sem grandes produções. Escolha calças retas ou de alfaiataria, saias evasê, rodadas ou retas, todas em tecidos opacos. E combine com blusinhas, camisas ou tricôs. Vestidos leves também são uma ótima opção. Os acessórios devem ser discretos e sem brilho: metais com ou sem pedras opacas ou translúcidas. As bolsas podem ser médias ou grandes, em couro ou camurça. E nos pés, sapatos como escarpins, sandálias e sapatilhas, em couro, camurça ou tecido. 

• Traje Passeio, Esporte Fino ou “Tenue de Ville”:
aqui sim, você precisa estar mais arrumadinha. Escolha vestidos na altura dos joelhos, terninhos ou tailleurs, calças ou saias com blusas em tecidos mais refinados e leves. Os acessórios, em metal, podem ser combinados com pérolas ou pedras, de preferência as translúcidas. Os sapatos devem ser mais delicados, com solados mais finos e saltos mais altos. As bolsas, por sua vez, devem ser menores e nos mesmos materiais que os sapatos.
• Traje Social ou Passeio Completo:
chegou a hora de uma produção mais elaborada. Escolha tailleurs, vestidos, saias e blusas em materiais refinados como musselina, shantung, renda, cetim ou seda. Nos pés, saltos altos e finos, sandálias ou escarpins com bicos finos. As bolsas devem ser pequenas e os acessórios, jóias ou semi-jóias. Aqui as bijoux não têm vez. 
 
• Traje Black-Tie, “Tenue de Soiree”, Gala ou Rigor:
chiquérrima. É assim que você vai sair de casa hoje. Não economize nos longos e tecidos luxuosos e sofisticados. Para os pés, escarpins ou sandálias de saltos altos e finos, metalizados ou forrados em tecido. Escolha bolsas pequenas ou carteiras feitas com materiais nobres como o cetim, o veludo alemão ou a tapeçaria. Para completar o look, use jóias ou semi-jóias com pedras preciosas ou semi-preciosas.

16. Fazendo a mala: como levar poucos e bons.
Fazer uma boa mala tem os seus truques. Para não exagerar na dose, nem ficar na mão, comece escolhendo uma cor dominante ou estampa. Escolha outras 2 ou 3 cores que combinam com a principal. Da estampa, selecione cores e complemente com neutros. Leve sempre mais partes de cima do que de baixo (para um final de semana, por exemplo, duas calças são o suficiente) e privilegie os modelos que combinam entre si. Lembre-se também que peças com linhas simples facilitam na hora de combinar.
17. Roupa certa com lingerie errada? Não pode.
Alcinha de sutiã aparecendo no decote ou calcinha marcando a calça acabam com qualquer visual. Diferentes cortes de roupa e tecidos pedem lingeries específicas. Invista em preto e cor da pele e tenha vários modelos para escolher de acordo com a roupa que vai vestir. Os sutiãs com alças múltiplas, por exemplo, são uma ótima opção.
18. Como deixar um decote simples mais bacana.
Para incrementar o visual, escolha um lenço, uma echarpe ou um cachecol, de preferência feitos com tecidos leves, maleáveis e com bom caimento. Nos dias quentes, o material deve ser leve. Nos frios, mais encorpados, mas também maleáveis e com caimento. Lãs macias e finas são uma ótima idéia. 
 
19. Cuidado: até um clássico pode parecer datado.
Uma boa camisa branca, um vestido preto, uma calça de alfaiataria e um bom cardigan sempre foram e sempre serão peças eternas. No entanto, mesmo os clássicos trazem mudanças sutis e freqüentes nas modelagens e nos detalhes. Numa estação a calça é reta, na outra é mais ampla. O mesmo acontece com os cardigans, hora são curtos e mais colados ao corpo, hora mais longos e soltos. Usar peças compradas há anos faz você correr o risco de parecer antiga e envelhecida. Por isso, mesmo que o seu estilo seja mais clássico, fique atenta às mudanças de cortes e proporções. 
 
20. Comprimentos e volumes. Os opostos se atraem.
Combinar peças com mesmos volumes e comprimentos, compromete qualquer silhueta. Se for usar uma saia rodada ou uma calça ampla, escolha um top bem sequinho. Se escolher uma saia mais curta, combine com um topo alongado. Não tem como errar.